Início » Estado não libera vacinas que já estão em Guarulhos e atrasa imunização na cidade
Saúde

Estado não libera vacinas que já estão em Guarulhos e atrasa imunização na cidade

Prefeitura queria iniciar vacinação contra a Covid-19 na segunda-feira, mas Secretaria de Estado da Saúde prioriza cidades do interior

Pelo segundo dia consecutivo, o Governo do Estado não liberou a vacina contra a Covid-19 para Guarulhos – que já estão estocadas na cidade – e atrasou o início da campanha de imunização ao coronavírus no município. Apesar de ser a responsável pelo armazenamento das vacinas, no centro de distribuição localizado próximo ao aeroporto de Cumbica, a cidade ainda não foi contemplada com nenhuma dose pelo governador João Doria, que tem feito visitas festivas a cidades do interior para iniciar as campanhas por lá.

Ao GuarulhosWeb, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que “até a próxima sexta-feira (22) deverá concluir o envio dos quantitativos de doses da vacina a todos os municípios do Estado de São Paulo”. Segundo a pasta, “o envio tem se baseado em critérios logísticos a fim de qualificar a distribuição”.

Apesar do argumento do Estado, cidades distantes e com logísticas mais complicadas do que Guarulhos, como Marília, Botucatu e Marília já começaram a receber a vacina. Outros 23 municípios com mais de 30 mil habitantes também já foram contemplados. Ao todo, 305 mil doses já foram distribuídas.

A Secretaria Municipal da Saúde já definiu, em reunião na manhã desta segunda-feira, 18, a estratégia de vacinação. Idosos moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) deverão ser os primeiros vacinados em Guarulhos. Somada, essa população equivale a aproximadamente 2.500 pessoas na cidade.