Termina nesta quarta-feira (25) o prazo para famílias e estudantes da rede estadual solicitarem o pedido de transferência. A mudança é aberta a alunos das 1.259 escolas indicadas pela Secretaria da Educação do Estado ao processo de reorganização. Em 2016, serão mais 754 de ciclo único em São Paulo. As solicitações devem ser registradas nas próprias unidades de interesse e serão avaliadas pelas equipes gestoras.
No plano de remanejamento traçado pelas Diretorias de Ensino foram consideradas a etapa de ensino e a distância entre a escola atual e a nova. Mesmo assim, caso pais e responsáveis discordem das unidades ou do turnos escolhidos, é possível pedir a transferência. Para aqueles que perderam o prazo, a Secretaria abrirá uma outra fase de inscrição em janeiro.
A orientação é apresentar na secretaria das escolas identidade (ou certidão de nascimento) e comprovante de residência. Alunos que, por qualquer motivo, mudaram de bairro ou cidade e querem se matricular em unidades mais próximas à casa também podem participar do processo. O resultado será divulgado antes do início das aulas.
“Estudantes de todas as escolas reorganizadas têm vaga garantida em 2016. Para confirmar a unidade onde o estudante está matriculado, basta acessar o sistema de consulta pública aberto no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). Em 10 dias, a página já recebeu mais de 70 mil visitas”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.
Consulte sua matrícula
Para consultar o endereço da escola matriculada, é preciso indicar o número do Registro do Aluno (R.A.). O sistema fica aberto 24 horas por dia. Além da plataforma, as Diretorias de Ensino e as próprias escolas onde o aluno está matriculado hoje também podem fornecer as informações. A recomendação da Secretaria é que as equipes gestoras recebam o público e tirem as possíveis dúvidas que ainda existam sobre o processo.