Durante a coletiva desta sexta-feira, 3/7, o Estado afirmou que cinemas, academias e teatros poderão ser reabertos com antecedência, já na fase amarela, desde que os municípios e os estabelecimentos cumpram exigências das autoridades.
Cinemas e teatros, com reaberturas previstas para a fase verde, poderão entrar em funcionamento após, pelo menos, quatro semanas de permanência da região em que pertencer na fase amarela de flexibilização, o que, segundo o Estado, garante a estabilidade para a medida.
O público deverá comprar os ingressos com antecedência e o funcionamento das salas será permitido com, no máximo, 40% da capacidade, com assentos já demarcados. O consumo de alimentos durante as sessões não será tolerado e as cantinas desses locais não seguirão o mesmo padrão, pois, de acordo com o Plano SP, só poderão ficar abertas até às 17h. O uso da máscara continua obrigatório.
As academias, que seriam reabertas na fase azul, a última da flexibilização, também foram beneficiadas com o afrouxamento do Estado e serão reabertas, em fase amarela, desde que haja limpeza e desinfecção constante, com 30% de capacidade e funcionamento de seis horas diárias.
Guarulhos não será contemplada neste momento. Em fase laranja do Plano SP, o município ainda não pode reabrir essas atividades para o público.