Na Diocese de Guarulhos a Semana Missionária tem início no próximo dia 15 de julho e vai até 21 de julho, quando os jovens seguem para o Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude.
Guarulhos irá receber 1.105 peregrinos de 19 diferentes nacionalidades. Para acolhê-los há 1.103 famílias cadastradas, com a capacidade de acolher até 2.170 jovens. Para preparar a Semana Missionária, a Comissão Organizadora contou com 50 jovens, padres e seminaristas divididos em sete secretarias. Nas paróquias, foram cadastrados 763 jovens voluntários que trabalharão durante a Semana Missionária.
Os peregrinos chegam no Brasil pelo Aeroporto Internacional de Cumbica e pela Rodoviária do Tietê. Grupos de voluntários o receberão nos locais e os encaminharão para a Central de Acolhida, na Paróquia São Roque, no Cecap.
Os 1.105 peregrinos serão divididos entre 31 paróquias. Cada paróquia tem um roteiro próprio para viver essa semana, baseado no tripé da espiritualidade, solidariedade missionária e cultura.
Entre as atividades previstas estão visitas missionárias a lugares como orfanatos, asilos e praças da cidade. Acontecerão noites culturais, em um dia com festa típica brasileira, e outro com alguma celebração proposta pelos peregrinos, onde eles apresentarão um pouco de sua cultura.
Na quinta-feira, dia 18, acontece a Saída Cultural. Algumas paróquias levarão os peregrinos para conhecer lugares históricos da cidade, como a Igreja Matriz, a Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição e o Santuário de Nossa Senhora do Bonsucesso. Outras paróquias pretendem levar os jovens para conhecer o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
No sábado, dia 20, os peregrinos, as famílias acolhedoras e os voluntários junto com toda a Diocese participarão de uma Missa de envio no Ginásio Paschoal Thomeo (Thomeozão), presidida pelo bispo diocesano, Dom Joaquim Justino Carreira. Após a missa haverá um grande show de encerramento.
A partir de domingo, os peregrinos estrangeiros, assim como os jovens peregrinos guarulhenses começarão a ir para o Rio de Janeiro, onde acontece a Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Papa Francisco. Mais de 1.000 jovens guarulhenses já confirmaram a inscrição para a JMJRio 2013.
O que é a Semana Missionária
A Semana Missionária, também conhecida como "Pré-Jornada", é o programa "Dias da Diocese". A ideia surgiu na JMJ ocorrida em Paris, França, em 1997, com o intuito de envolver todas as Dioceses daquele país no acolhimento dos Jovens nos dias anteriores à Jornada Mundial da Juventude. As atividades para esses dias são programadas pelas próprias dioceses e integram atividades culturais, visitas históricas e momentos de festa, além de tempos de oração e celebração nos santuários e lugares de peregrinação, que formam parte da identidade religiosa local.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sugeriu que este momento se chamasse Semana Missionária, e, em março de 2012, foi aprovada pelo Pontifício Conselho para os Leigos (PCL).
A Semana Missionária proporciona aos jovens peregrinos a possibilidade de conhecer a nossa vivência cristã, nosso trabalho social, cultural, trocar experiências e enriquecer a fé, conhecendo nossos costumes locais e regionais "um tesouro no coração católico do Brasil". E de uma forma bem especial – sendo acolhido em um lar, por famílias hospitaleiras, calorosas e com afinidades nos valores cristãos e princípios éticos.
Nesse momento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, os jovens estrangeiros poderão deixar sua contribuição na igreja local para o processo evangelizador da juventude, além de participar de toda a programação preparada pela Diocese, promovendo um encontro pessoal com Cristo.
Na última Jornada, em Madri, Espanha (2011), cerca de 300 mil jovens de 135 países participaram da Pré-Jornada, acolhidos em 63 Dioceses.
Parcerias
Ao longo do último ano, a Diocese de Guarulhos procurou estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas, que dentro de suas esferas contribuíram para a realização da Semana Missionária.
Prefeitura de Guarulhos
3 ônibus para buscar os peregrinos nos locais de chegada e levá-los até a paróquias.
Banners de identificação visual na cidade.
Faixas de identificação das paróquias para acolhida dos peregrinos.
Material linguístico para famílias e voluntários (apostilas).
Outdoors, curso linguístico, espaço no site da prefeitura e Diário Oficial do Município e uma sala no Aeroporto.
GRU Airport
A parceria com o aeroporto nos possibilitará receber melhor os peregrinos, onde iremos ter banners de sinalização nos terminais de desembarque, um espaço para o ônibus que aguardará a chegada dos peregrinos para leva-los a Central de Acolhida e a utilização da Sala da prefeitura, para poder ser a central dos voluntários diocesanos que lá estarão trabalhando entre os dias 10 e 19 quando esta prevista a chegada dos peregrinos a Guarulhos.
Mais peregrinos
Além dos 1.105 peregrinos a Diocese recebe grupos especiais:
1° – Grupo do Caminho Neocatecumenal que ficará sobre a responsabilidade da Paróquia São José – Jd. Paulista
2° – Grupo dos Teatinos que ficará sobre a responsabilidade da Paróquia São Geraldo – Ponte Grande.