A PF, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em ação conjunta com a Receita Federal, apreendeu entre os dias 21 e a madrugada de hoje (22), mais de 9 Kg de cocaína com passageiros de voos internacionais.
Servidores da Receita Federal da equipe do K9, que atuavam na fiscalização de bagagens despachadas, na madrugada do domingo (21), perceberam a indicação do cão farejador para uma mala que iria para a Etiópia. A mala suspeita foi submetida ao aparelho de raio-x onde foi possível verificar substância orgânica em suas estruturas. O passageiro foi localizado pelos servidores, no portão de embarque e conduzido para uma sala reservada onde fez o reconhecimento de sua bagagem. Na presença do passageiro e testemunhas, a mala foi aberta e os servidores encontraram um pó com odor característico da droga cocaína. O suspeito, um nigeriano de 43 anos de idade, que havia solicitado refúgio no país, foi levado à sede policial e preso após os exames periciais confirmarem que os quase 3 Kg da substância encontrada era cocaína.
Na manhã de hoje, policiais federais abordaram um passageiro para entrevista e revista das bagagens. O homem, nacional da Venezuela, que embarcaria para Doha, no Catar, foi preso ao serem encontrados mais de 6 Kg de cocaína, distribuída em dois volumes, ocultos em um fundo falso de sua mala.
Os presos serão apresentados à Justiça Federal onde responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas.