A estudante do curso de Ciências Biológicas da Universidade Univeritas/UNG, Camila Irene Ramos foi premiada no 23° Congresso de Biólogos do Estado de São Paulo (ConBIo), realizado nos dias 14 e 15 dezembro, em São Paulo e promovido pelo Conselho Regional de Biologia.
A estudante ficou com o terceiro lugar, após ter apresentado a pesquisa sobre o uso de macroinvertebrados aquáticos como bioindicadores da qualidade da água da bacia hidrográfica Popuca-Botinhas, em Guarulhos. O trabalho foi elaborado sob orientação da professora Fernanda Dall’Ara Azevedo e Reinaldo Romero Vargas, professor do curso de Mestrado em Análise Geoambiental.
A pesquisa abordou questões sobre o crescimento urbano nas últimas décadas, onde os corpos hídricos têm sofrido grandes impactos. Entretanto, como a maioria das cidades do Brasil, o crescimento sem planejamento, tem levado a uma deterioração desse recurso tão importante. A região estudada é industrializada, e abrange os bairros: Cidade Industrial Satélite, Cidade Jardim Cumbica, Vila Nova Cumbica e Uirapuru, localizados em Guarulhos. O trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água, utilizando pequenos organismos chamados de macroinvertebrados aquáticos.
De acordo com a estudante, “conseguir o 3º lugar no Prêmio Dra. Bertha Lange de Morretes foi uma grande conquista e fruto de muita dedicação e estudo. “Não estive sozinha nessa jornada, contei com o apoio da docente Fernanda Dall’Ara Azevedo, e com certeza, este prêmio enriquecerá meu currículo”. Além disso, o curso de Ciências Biológicas da Univeritas/UNG foi essencial para o meu aprendizado. “Sem dúvidas, ao longo destes quatro anos, pude adquirir conhecimento, através dos excelentes professores”, conclui.