Cidades

Estudante de Guarulhos embarca no dia 30 para cursar medicina na Rússia

No próximo dia 30 de setembro, data em que a anestesia foi aplicada pela primeira vez no mundo, a aluna de 19 anos Emanuella Ramos Lobo de Melo estará no saguão de embarque do Aeroporto de Guarulhos de malas prontas para realizar seu sonho de estudar medicina na Rússia.
 
“Tudo começou na 5° série com brincadeiras entre as amigas, depois na 6° série comecei a ter aula de biologia e a vontade foi aumentando. Porém o que me motivou a seguir esse sonho foi quando participei de uma palestra com um professor da USP, que me fez descobrir que medicina era minha verdadeira vocação”, diz Emanuella.
 
A estudante, natural de Guarulhos, viaja para a Kursk em companhia de mais dezoito alunos de medicina, todos brasileiros. Entre os motivos que Emanuella levou em conta ao estudar na Rússia estão a relação custo-benefício de ensino, bem mais em conta do que no Brasil, e a oportunidade de ter acesso a um dos melhores sistemas educacionais de medicina, com turmas de, no máximo, 12 alunos.
 
“Primeiramente, acho bem interessante a ideia de aprender novas culturas, isso é um fator que contribui para o aprendizado. Além disso, o custo beneficio me ajudou muito a decidir o que queria”, afirma a estudante.
 
Ao se formar a aluna terá chance de participar do programa do governo “Mais Médicos”, que seleciona profissionais para atuar em cidades carentes do Brasil – dos 11 alunos formados em medicina na Rússia, todos conseguiram vaga no programa, sendo que dois desses estudantes passaram no Revalida, sistema de revalidação de diplomas médicos, em sua primeira tentativa.
 
O valor dos cursos na Rússia é baixo devido à política de incentivo a estudantes estrangeiros adotada pelo governo do país. Em média, cada aluno desembolsa entre R$ 7.000 e R$ 12 mil por ano em despesas entre curso e moradia – valor muito inferior ao das universidades particulares no Brasil. A duração da graduação é de seis anos, e o aluno tem direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária. Desde 2005, a Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil.