Cidades

Estudante de Guarulhos usa arte e personagens para explicar biologia nas redes sociais

Bob Esponja, Pokémon e Chuck são alguns dos personagens usados para ensinar a matéria

Com mais de 30 mil seguidores no Instagram, o estudante de biologia Carlos Stenio, de 24 anos, faz sucesso nas redes sociais ensinando biologia de uma maneira diferente. O guarulhense usa desenhos animados e personagens para explicar sobre ciências naturais. “Hoje a maioria dos meus seguidores são adolescentes que estão terminando o ensino médio, muitos nem pensam em fazer biologia, mas se interessam sobre o assunto”, explicou. 

Tudo começou há dois anos com um projeto da faculdade. Segundo Carlos, uma professora o encorajou e o Bob Esponja foi o primeiro desafio. O personagem foi usado como base para ensinar ciência e biologia. 

Eu comecei a me desafiar e tentar fazer de outros filmes que ninguém nunca tentou fazer, como Alice no País das maravilhas, Pokemon, ou de filmes de terror como Chucky. De início foi mais para provar pra mim mesmo que existe e ciência em tudo”, explicou.  

O material era produzido para estudantes de biologia, o projeto expandiu e hoje atinge adolescentes que estão terminando o ensino médio. Carlos conta que a maioria não pensa em fazer biologia, mas se interessa pelo conteúdo. “Essa sempre foi a ideia, chamar atenção e ensinar de forma fácil, sabendo que alguém que cursa ou é formado em biologia entenda, e alguém que está no ensino médio também”, contou. 

Sobre o conteúdo, ele explica que há uma pesquisa detalhada que pode durar até dois meses. O estudante assiste episódios e busca referências em artigos científicos. “Costumo ouvir também pedidos de seguidores, tento sempre intercalar, uma semana faço de algum desenho, na próxima já faço um filme mais sério e sempre termino com um filme de terror”, explicou.

O conteúdo está no Instagram https://www.instagram.com/steniosuxx/ e no Youtube https://www.youtube.com/biologandocomsteniosuxx 

Posso ajudar?