Cidades

Estudantes da EJA utilizam jogos virtuais e aprendem de forma criativa

Utilizar a tecnologia de maneira lúdica e criativa por meio de plataformas online que facilitam o aprendizado. Esta foi a atividade desenvolvida com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Mário Lago, localizada no Parque Primavera, na última semana, quando o Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas organizou o “EJA em Jogo” com o objetivo de proporcionar aos educandos momentos de criação e aprendizagem sobre o Bicentenário da República e a cidade de Guarulhos, por meio de jogos virtuais que focaram questões históricas referentes aos assuntos abordados.

A equipe da EJA, juntamente com o professor Alex Garcia, do Esap-Lab, o Laboratório de Inovação da Secretaria de Gestão de Guarulhos, organizou de forma criativa e interativa um bingo virtual com as turmas dos Ciclos I e II da EJA utilizando os netbooks como instrumento para realizar a atividade.

As cartelas foram disponibilizadas virtualmente e o jogo foi mediado por uma conversa com os professores, que a partir de uma visita digital pelos momentos e locais históricos trouxeram aos educandos elementos para o preenchimento de suas cartelas.

Além de conhecimentos prévios, foram trabalhados conhecimentos específicos sobre os temas por meio das pesquisas realizadas durante as visitas virtuais. A atividade teve a duração de aproximadamente duas horas e contou com a participação de estudantes, professores e coordenação da EPG Mário Lago.

No mês de outubro essa vivência será apresentada na VI Expocriatividade, uma exposição anual de projetos e práticas pedagógicas que envolvem professores, estudantes da educação infantil, ensino fundamental I, Educação de Jovens e Adultos, CEU e demais agentes educacionais, selecionados das escolas públicas e particulares sediadas no município e região.

Posso ajudar?