Cidades

Estudantes prometem manter ocupação de escola na Vila Any

A escola estadual Professora Alayde Maria Vicente, localizado na Vila Any, em Guarulhos, está – desde a manhã desta quinta – ocupada por estudantes que protestam  contra a reorganização de salas, que acontecerá no início do ano letivo de 2016. A unidade é uma das seis de Guarulhos que terão suas atividades encerradas no final deste ano letivo. 
 
Por volta das 10h, após a reunião onde estavam presentes o diretor, professores e comunidade, os estudantes anunciaram que a escola seria fechada até que a reorganização fosse suspensa na unidade de ensino e o fechamento daquela escola fosse revisto. 
 
Segundo pais de alunos, no último dia 14, quando a Secretaria de Educação organizou o Dia “E”, os responsáveis que compareceram na escola receberam informações de que as orientações sobre a nova escola e o programa de reorganização aconteceriam na manhã desta segunda-feira (19). Mas ainda eles não sabem ao certo o real destino de seus filhos.
 
Após a ocupação por cerca de 50 estudantes, a Polícia Militar foi chamada pela direção da escola e chegou a conversar com os estudantes. “Eles nos trataram com deboche e chegaram a tentar me responsabilizar por tudo”, disse um estudante de 15 anos.
 
Na sequência funcionários da escola e o diretor deixaram as dependências da unidade ocupada pelos estudantes, que se comprometeram a não danificar nenhum objeto da unidade e a não utilizar a cozinha. Alguns pais estavam no local para apoiar os alunos e se comprometeram em fornecer alimentos e roupas para que os alunos possam se manter no local por tempo indeterminado. 
 
Segundo responsáveis e representantes da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo), os alunos devem ser remanejados para as escolas estaduais Pimentas 2 e 7. “Para chegar até lá não tem asfalto, não tem calçadas e muito menos segurança, é muito comum acidentes na principal avenida para ir até lá, como eu vou deixar meu filho correndo esse risco?” indagou Eliangela Rodrigues, mãe de um aluno que ocupa da escola.
 
Segundo a Apeopesp, 59 escolas em todo o estado estão ocupadas. Em Guarulhos, na segunda-feira (16),  a Escola Estadual Alice Chuery foi ocupada em seu período de aula; Porém, após uma conversa com a Diretoria de Ensino, os alunos aceitaram a proposta e retornaram às atividades normais.
 
O GuarulhosWeb entrou em contato com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que enviou a seguinte resposta: 
"A Diretoria Regional de Ensino de Guarulhos se mantém aberta ao diálogo com manifestantes que estão ocupando a Escola Estadual Alayde Maria Vicente. O conteúdo pedagógico perdido pelos alunos na unidade será reposto após o encerramento do calendário oficial, estabelecido entre 18 e 23 de dezembro. Portanto, as aulas serão estendidas para que o conteúdo seja aplicado. A administração não compactua com movimentos político-partidários que não têm como objetivo a melhoria da qualidade de ensino e impedem o direito de acesso aos estudos daqueles que foram até suas escolas para assistir às aulas nos últimos dias."
 
 
 

Posso ajudar?