Política

Estudantes visitam sessão e traçam um perfil da atividade legislativa

     A Sessão Ordinária desta terça-feira (16) da Câmara de Guarulhos recebeu na plateia cerca de 80 alunos do Ensino médio das escolas estaduais Alice Chuery e Paulo Freire. Eles foram acompanhar in loco a atuação dos vereadores e conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do Legislativo. Ouviram explicações sobre este trabalho da agente técnica parlamentar Fernanda Facchini. Este é um projeto dos respectivos colégios no sentido de aproximar os alunos das atividades políticas locais.
 
Segundo Fábio Bordalo, professor de Biologia da Alice Chuery, esta é a primeira atividade ligada à política destes jovens. “Em vez de outro tipo de passeio, sugerimos aos estudantes vir à Câmara acompanhar uma sessão legislativa e eles toparam na hora”, conta o mestre. “A política é um tema transversal, passa por todas as outras disciplinas, e é importante que eles tomem contato direto com a atividade parlamentar”, acrescentou.
 
Entre os estudantes, Alex dos Santos Júnior, 17 anos, considerou “interessante” a experiência, mas fez ressalvas: “A sessão é um pouco bagunçada, os vereadores não prestam atenção em quem está falando da tribuna”, criticou. Sua colega Rafaela Guedes da Silva, 16 anos, lamentou o fato de não poder subir à tribuna e expor suas opiniões. “O fato de eu não ter título de eleitor não deveria ser impedimento para eu falar o que penso”, justificou. “Sou interessada por tudo o que acontece na cidade e sei que nossas atitudes de agora irão refletir no nosso futuro e gostaria de participar mais ativamente deste processo”, disse a jovem.
 
O vereador Prof. Jesus (PDT) esteve com os estudantes e fez elogios à iniciativa das escolas: “É uma forma deles aprenderem na prática como é uma casa legislativa, qual é o papel dos vereadores”, afirma. “Este é um modo interessante de os jovens se tornarem mais politizados.”
 

Posso ajudar?