Cidades

Estudo sobre Bilhete Único Metropolitano ficará pronto neste ano

Informação foi dada nesta terça durante audiência pública realizada em Guarulhos

Guarulhos e São Paulo poderão ser os primeiros a terem o Bilhete Único Metropolitano (BUM) facilitando a vida dos usuários do transporte público e ligando as duas cidades com apenas uma tarifa. A informação foi dada nesta terça-feira pelo secretário de Transporte e Trânsito de Guaruhos, Atílio Pereira, durante audiência pública realizada ontem pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em um hotel na região central da cidade.

"Nossa tecnologia do BUM permite a integração com a rede metropolitana. Queremos que Guarulhos e Capital sejam os pioneiros e acredito que isso poderá ser realizado", disse o secretário no evento que apresentou o projeto de construção do Corredor de ônibus Metropolitano Guarulhos/São Paulo.

Se Atílio levantou a bola, o presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Junior, chutou para o gol. Após o evento, questionado sobre a possibilidade da integração entre as duas cidades, Silva Junior disse que é perfeitamente possível. "Até o fim do ano terei todo o estudo de um Bilhete Único Metropolitano em mãos. Precisamos saber os custos, as características das linhas para que tudo seja feito de uma forma que traga benefícios para todas as partes envolvidas e também, sustentáveis", revelou.

Animado com a possibilidade, o secretário Atílio Pereira disse ainda que espera que algumas experiências já possam ser feitas no próximo ano. "Não vou dizer que o Bilhete Único Metropolitano estaria implantado por completo no próximo ano.

Mas acredito que algumas experiências poderão ser feitas no ano que vem, ainda mais com a entrega dos corredores de ônibus no fim deste ano", concluiu.

STT quer antecipação de corredor Taboão-São João

Durante audiência pública realizada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), na tarde desta terça, que apresentou o projeto de construção do Corredor de ônibus Metropolitano Guarulhos/São Paulo, Atílio Pereira pediu ao presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Junior, para que a construção do futuro corredor de ônibus que ligará o Taboão ao São João, previsto para 2017, seja antecipado. "São duas das regiões mais populosas da cidade e seria importante a antecipação desse corredor", comentou.

O presidente daa EMTU, ao ser questionado se a antecipação seria possível, disse que o corredor entre Taboão e São João não estava nos planos, mas que o prazo pode ser repensado.

Presente na audiência pública da EMTU, na tarde de ontem, em um hotel da região Central, o deputado federal Carlos Roberto (PSDB) disse acreditar em melhoria no transporte da cidade após as obras que serão realizadas pelo Governo Estadual na cidade.

"Quando começamos com os projetos de corredores em Guarulhos existia a intenção apenas da ligação do Cecap ao Tucuruvi. Não temos como dizer que existirá uma antecipação entre Taboão e São João porque nem projeto tem".

Posso ajudar?