Cidades

Estudos do Rodoanel norte entram em fase de conclusão

Obra deve ter início ainda neste ano

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quinta-feira que estão sendo concluídos os estudos do trecho norte do Rodoanel de São Paulo e que em breve deve estar definido seu modelo de concessão, o que permitirá o lançamento do edital. "Esperamos em breve concluir os estudos do trecho norte e enviá-lo ao PED (Programa Estadual de Desestatização)", afirmou. O anúncio foi feito, no Palácio dos Bandeirantes, durante a assinatura do contrato para a construção do trecho leste e para a gestão da concessão do trecho sul, pela SPMar, vencedora do processo de licitação.

O trecho norte beneficiará diretamente Guarulhos, uma vez que a cidade receberá 55% da extensão total do traçado – o equivalente a 22 km dos 42,8 km previstos no projeto original -, além de dois túneis. A expectativa é de que este projeto proporcione maior fluidez no trânsito das rodovias que cortam a cidade, mobilidade urbana e redução de tempo para quem precisa diariamente cruzar a Grande São Paulo.

Este trecho prevê um traçado que passa por Guarulhos, Arujá e São Paulo, interligando a rodovia dos Bandeirantes e Presidente Dutra. A obra neste sentido está orçada em R$ 5 bilhões e a previsão é de que tenha início ainda este ano, com possibilidade de conclusão até 2014.

Trecho Leste ligará Dutra à região do ABC

O trecho Leste do Rodoanel Mário Covas beneficiará Guarulhos, medida que permitirá o tráfego na Rodovia Presidente Dutra proveniente do Rio de Janeiro direto para Anchieta-Imigrantes, sem passar pela cidade. Orçada em R$ 4 bilhões, a obra deve ser concluída em 2014.

Este trecho terá início em Ribeirão Pires, no final do trecho Sul, e atravessará Mauá, Poá, Suzano, Itaquaquecetuba e Arujá, com acessos pelo final do trecho sul, junto a interligação com a avenida Papa João XXIII, em Mauá; SP 066, em Suzano; Rodovia Ayrton Senna (SP 070), em Itaquaquecetuba, e Rodovia Presidente Dutra (BR 116), em Arujá, próximo à divisa com Guarulhos.

Segundo a Agência de Transportes do Estado (Artesp), o projeto deve afetar 48 edificações de maior porte, 20 edifícios de uso institucional, além de 91 áreas agrícolas. Serão sete desapropriações em Ribeirão Pires, 10 em Suzano, 25 em Itaquaquecetuba e quatro em Arujá.

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