A Sabesp está utilizando uma tecnologia simples e eficiente para ampliar o tratamento do esgoto em Guarulhos. Os Biobobs, como são conhecidos, são instrumentos que se assemelham a bobs de cabelo que agrupam as bactérias responsáveis pelo tratamento dos resíduos, facilitando o processo de limpeza e ocupando muito menos espaço do que numa planta convencional. A novidade está instalada na ETE Cabuçu, inaugurada em setembro.
Os ‘bobs’ são instrumentos plásticos com tamanhos variados que capturam e oferecem habitat propício para as bactérias que se alimentam do esgoto. Com o crescimento dessas bactérias em espaços controlados e limitados, os ‘bobs’, o tratamento do esgoto necessita de menos espaço dentro dos tanques. Sem os biobobs, as bactérias ‘limpadoras’ se proliferam desordenadamente, tornando o processo mais lento.
“Vamos conseguir promover o tratamento do esgoto de uma maneira mais efetiva, ocupando menos espaço e garantindo a qualidade que a população merece para o saneamento”, explica Guilherme Paixão, diretor de Empreendimentos de Esgoto da Região Metropolitana de São Paulo da Sabesp.
Essa é a primeira vez que a Sabesp utiliza essa tecnologia. Este tipo de tratamento permite, por exemplo, um tratamento mais eficiente em menos espaço físico, reduz odores, gera menos lodo e facilita a operação da estação.
Em operação total, a Estação de Tratamento de Esgoto Cabuçu vai atender cerca de 25 mil pessoas no município de Guarulhos, que corresponde a toda a região dos bairros de Chácaras Cabuçu, Jardim dos Cardosos, Jardim Monte Alto, Jardim Siqueira Bueno, Novo Recreio e Recreio São Jorge. O tratamento de esgoto na região também contribui com a despoluição e preservação do córrego Cabuçu e do rio Tietê, que recebe suas águas.
A unidade é capaz de tratar 38 litros por segundo, equivalente a mais de uma piscina olímpica de esgoto tratado por dia. A estação recebeu um investimento de cerca de R$ 36 milhões e faz parte das obras do projeto IntegraTietê, com o objetivo de reduzir o volume de esgoto não tratado despejado em um dos rios mais emblemáticos de São Paulo.
IntegraTietê
A Sabesp participa do IntegraTietê, maior iniciativa de saneamento do Brasil. O programa promove mais qualidade de vida, saúde e desenvolvimento sustentável a milhares de pessoas por meio da revitalização do principal rio paulista ao longo de seus 1.100 km. Dentro do projeto, a Companhia é responsável pela universalização da coleta e tratamento de esgoto nas cidades onde atua.
Na Capital e Grande São Paulo, são 48 grandes obras em andamento, que incluem a instalação de mais de 1.400 km de tubulações, 267 estações de bombeamento e a ampliação de seis principais Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), num investimento de R$ 18 bilhões até 2029.
Essa nova infraestrutura vai garantir que cerca de 1,28 milhão de famílias passem a ter o esgoto devidamente tratado. De janeiro de 2024 a agosto de 2025, mais de 620 mil residências foram conectadas ao sistema de tratamento de esgoto pelo programa do IntegraTietê.


