O modelo chega oficialmente às concessionárias da Toyota no próximo dia 28, em dois tipos de carroceria, hatchback e sedã
"Abraçar clientes em uma faixa mais ampla do mercado". Esse é um dos objetivos da Toyota com o lançamento do Etios, primeiro veículo compacto da marca desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, apresentado nesta segunda-feira, 17, na fábrica da marca em Sorocaba, para mais de 150 jornalistas brasileiros – a origem do nome Etios vem da palavra grega Ethos, que significa "Essência Original".
O modelo chega oficialmente às concessionárias da Toyota no próximo dia 28, em dois tipos de carroceria, hatchback e sedã, e dois tipos de motorização, 1.3L e 1.5L, ambas com 16 válvulas. com preços entre R$ 29.990 a R$ 44.690. A transmissão é manual de cinco marchas pensada para extrair o melhor desempenho do motor.
O segmento no qual a Toyota se refere é o dos carros compactos, o maior do Brasil em volume de vendas, com aproximadamente 65% de participação no mercado interno. E o Etios, que será produzido na recém-inaugurada fábrica de Sorocaba, tem papel fundamental nos planos de expansão da marca no Brasil, que planeja vender 70 mil unidades do compacto por ano.
Mercado disputadíssimo
Assim, o Etios veio para brigar diretamente com o Gol e Voyage, ambos da Volkswagen, sendo que o Gol é líder imbatível nesse segmento. Sem contar que acaba de chegar também o HB20, da Hyundai, que também veio para disputar esse mercado.
Para isso, a Toyota aposta no DNA da marca: qualidade, confiabilidade e durabilidade. "Os consumidores confiam na Toyota, mas queriam um carro mais acessível para os seus filhos", disse um dos diretores da empresa, durante apresentação do modelo.
O visual é "simples", sem muitos destaques. No geral, remete um pouco ao Corolla, principalmente o sedã. O hatch já é um pouco mais esportivo, onde a traseira conta com aerofólio que, além de beneficiar a aparência, contribui para um melhor escoamento de ar pelo teto e para a aerodinâmica do veículo.
Com 3,77 metros de comprimento no hatch (4,26m no sedã) e 1,69 de largura, o interior é amplo e confortável, com design de linhas retas. O grande destaque é o amplo painel de instrumentos, com os medidores localizados ao centro, em formato de onda, e não junto com o volante. Uma ideia interessante, onde o motorista precisa ficar atento, já que está acostumado com a posição de um painel convencional. O modelo conta também com 17.
Rápido e seguro
O jornal Farol Autos testou duas versões do Etios (o hatch 1.3 e o sedã 1.5), em um percurso de 200 km pelo interior de São Paulo, em estradas e trecho urbano, e conferiu a boa performance do modelo. Com o ar-condicionado ligado em todo o percurso, tanto o hatch como o sedã , se mostraram rápidos, com retomadas firmes e boa estabilidade nas curvas. O motor 1.3 oferece uma potência de 84 cv a 5.600 e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm, com gasolina, e 90 cv a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm, com etanol. Já o 1.5 traz 92 cv a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm (gasolina) e 96,5 cv a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm (etanol). Além disso, o compacto da Toyota é confortável de dirigir.