Uma semana depois de iniciadas prisões de líderes da Fifa a pedido da Justiça norte-americana, os Estados Unidos mostraram nesta sexta-feira que buscam ampliar seu espaço no futebol também dentro dos gramados. Em um jogo emocionante, viraram sobre a Holanda por 4 a 3, em plena Amsterdã, no início de mais uma data Fifa.
Os minutos finais do jogo foram dignos das melhores partidas de uma Copa do Mundo. Williams empatou para os Estados Unidos aos 44 minutos do segundo tempo. A Holanda deu a saída, chegou rapidamente ao ataque e mandou uma bola no travessão. Os norte-americanos pegaram o rebote, saíram em contra-ataque, e viraram o jogo com o havaiano Bobby Wood, de apenas 22 anos.
A Holanda, que na sexta-feira que vem enfrenta a Letônia pelas Eliminatórias da Eurocopa, havia iniciado o jogo melhor na Amsterdã Arena. Huntelaar fez dois gols e chegou a 41 com a camisa laranja, tornando-se o segundo maior artilheiro da história da seleção, atrás apenas de Robin Van Persie (49). Passou Patrick Kluivert (40).
Vendido por mais de 27 milhões de euros do PSV para o Manchester United, onde vai jogar na próxima temporada, o garoto Memphis Depay, de 21 anos, fez o terceiro da Holanda. Os EUA, que chegaram a empatar em 1 a 1, descontaram com Brooks aos 25 do segundo tempo. Williams e Wood depois viraram o jogo.
OUTRAS PARTIDAS – Também nesta sexta-feira, a Hungria recebeu a Lituânia e goleou por 4 a 0. Já a Escócia fez 1 a 0 no Catar. Os catarianos, que são investigados pelo suposto pagamento de propina para receber a Copa do Mundo de 2022, não jogavam na Europa desde 2010. Na atual excursão, já haviam empatado com a Irlanda do Norte.
Na quinta-feira à noite, em Lima, empate em 1 a 1 entre o Peru (primeiro adversário do Brasil na Copa América) e o México (adversário de domingo da seleção, em amistoso em São Paulo). Companheiro de ataque do agora flamenguista Paolo Guerrero, Farfán abriu o placar para os peruanos. Valenzuela deixou tudo igual para os mexicanos, que vão usar time reserva na Copa América e no amistoso do Allianz Parque.
Já o Equador, que na próxima quinta-feira abre a Copa América contra o Chile, ficou no empate em 1 a 1 com o Panamá, na Cidade do Panamá, e manteve a má fase. Após a Copa do Mundo, a equipe fez sete amistosos, todos contra países latino-americanos, e só ganhou dois (Bolívia e El Salvador). Empatou com EUA e Panamá e perdeu de Argentina, México e Brasil. O Panamá, por sua vez, treina por mais um mês até a estreia na Copa Ouro, em julho.