O furacão Ian, que já deixou pelo menos 30 pessoas mortas, sendo 27 na Flórida, atingiu ontem a costa da Carolina do Sul, destruindo cais e inundando ruas. A poderosa tempestade, estimada como um dos furacões mais desastrosos a atingir os Estados Unidos, aterrorizou as pessoas durante grande parte da semana – atingindo o oeste de Cuba e varrendo a Flórida antes de ganhar força nas águas quentes do Oceano Atlântico para voltar e atacar Carolina do Sul.
O furacão Ian desembarcou perto de Georgetown, na Carolina do Sul, com ventos muito mais fracos do que quando cruzou a costa do Golfo da Flórida no início da semana, mas deixou muitas áreas do centro da península de Charleston debaixo d água. Também arrastou partes de quatro píeres ao longo da costa.
A tempestade deixou uma ampla faixa de destruição na Flórida, inundando áreas em ambas as costas, arrancando casas de suas lajes, demolindo negócios à beira-mar e deixando mais de 2 milhões de pessoas sem energia. Moradores atravessavam a água na altura do joelho nesta sexta-feira, recuperando os bens de suas casas inundadas e carregando-os em jangadas e canoas. Fonte: Associated Press.