Estadão

EUA produzirão mais chips, com criação de novas fábricas e empregos, diz Biden

Os Estados Unidos estão em uma cruzada para produzir chips e semicondutores que consomem internamente, mas que importam principalmente da China. Para tanto, o governo do presidente Joe Biden tem anunciado uma série de incentivos para empresas privadas produzirem em solo americano.

"Os EUA inventaram esses chips, já os produziram. Vamos agora voltar a fabricá-los e criar um cadeia de suprimentos no país para abastecer nosso mercado e criar novos empregos", disse Biden nesta quinta-feira, ao se referir à criação de empregos no Hudson Valley na cidade de Poughkeepsie, no Estado americano de Nova York. "Isto reduzirá custos e garantirá que o futuro seja feito nos EUA", afirmou.

Biden afirmou que esses componentes largamente usados na indústria automobilística e de eletroeletrônicos são cruciais para o desenvolver a indústria norte-americana e gerar empregos com alta qualificação. "Estou falando de fábricas do tamanho de dez vezes um estádio de futebol. E não se trata somente de chips, mas de investimento em ciência, pesquisa e tecnologia", afirmou.

O presidente diz que seu governo está compromissado a criar a melhor infraestrutura para atrair capital privado no mundo. "Melhores estradas, aeroportos, água limpa, tudo para nos tornarmos mais competitivos. Não há nada que os EUA não possam fazer, nada", concluiu.

Posso ajudar?