O presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, abraçou a segurança nas fronteiras do país como uma forma possível de resolver o impasse no Congresso sobre o financiamento do governo e evitar um possível shutdown. Ele afirma que o assunto pode ser uma peça chave em qualquer esforço de última hora para evitar uma paralisação parcial, que aconteceria neste fim de semana.
Falando aos repórteres nesta quinta-feira, 28, McCarthy disse que as preocupações entre democratas e republicanos sobre o ritmo dos migrantes que cruzam a fronteira entre os EUA e o México poderiam fornecer um terreno comum para um acordo de curto prazo após o fim do ano fiscal.
McCarthy também enfrenta apelos crescentes de legisladores de ambos os partidos para rejeitar as exigências de alguns conservadores que bloquearam repetidamente o progresso rumo a um acordo. Com uma pequena maioria de 221-212 na Câmara, McCarthy tem pouco espaço de manobra para aprovar projetos de lei apenas com o apoio do Partido Republicano e até agora tem resistido a qualquer aproximação aos democratas da Câmara.
Qualquer caminho a seguir num acordo de curto prazo teria de ser favorável tanto ao Senado – controlado pelos Democratas – como à Câmara – controlada pelo Partido Republicano, que eventualmente diverge de seu líder e empata os planos do McCarthy.