Internacional

EUA: Trump se recusa em descartar candidatura independente

Em um tom combativo desde o início, o magnata Donald Trump captou os refletores nesta quinta-feira durante o primeiro debate dos pré-candidatos republicanos à Presidência dos Estados Unidos. O empresário declarou que não se comprometeria em respaldar o nomeado do partido e que não descartaria postular-se como candidato por meio de uma terceira legenda.

“Não farei uma promessa neste momento”, afirmou. Ele também se negou a desculpar-se por haver feito comentários depreciativos sobre mulheres, reafirmando que o “grande problema deste país é ser politicamente correto”.

Rand Paul, senador por Kentucky, desafiou de imediato Trump em sua negativa ao respaldar a decisão dos eleitores do partido. “Já está cobrindo suas apostas, porque está acostumado a comprar políticos”, afirmou.

O estilo direto de Trump é consistente com o enfoque que tem adotado em sua campanha desde que se lançou como pré-candidato. O empresário tem chamado a atenção de eleitores frustrados com políticos de carreira e tem deixado perplexos seus rivais.

Ele chegou a este primeiro debate liderando as pesquisas, à frente de conhecidos senadores e governadores do partido.

A maioria dos candidatos evitou discutir diretamente com Trump nos primeiros minutos do debate. Ainda que 17 republicanos postulem a vaga de candidato, a Fox News somente convidou os 10 mais bem colocados nas pesquisas para o evento, que é realizado na cidade de Cleveland. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?