Internacional

EUA votam projeto que dá poder ao Congresso de intervir em acordo com Irã

O comitê de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos deve votar nesta terça-feira um projeto de lei que pode obrigar o presidente Barack Obama a contar com a aprovação do Congresso para aplicar qualquer eventual acordo final entre o Irã e as seis potências mundiais. Hoje, o ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, afirmou que as negociações para um acordo nuclear final serão retomadas na próxima terça-feira, dia 21, antes do prazo final estipulado em 30 de junho.

O senador republicano Bob Corker, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, disse que a votação provavelmente acontecerá hoje. “Ainda existem alguns ajustes a serem feitos na nova versão do projeto, mas estou esperançoso que seremos bem sucedidos”, disse Corker.

O projeto de lei determina que se o Congresso aprovar a resolução final entre o Irã e as seis potências, Barack Obama poderia então aliviar as sanções impostas pelo Congresso ao Irã por causa de seu programa nuclear. Mas, se o Congresso desaprovar, Obama seria proibido de suspender as sanções.

A nova versão seria uma tentativa de fazer o projeto de lei ser mais aceito pelos legisladores, como uma mudança na duração do período que o Congresso teria para examinar o acordo a ser atingido, de 60 dias para 30 dias

Por outro lado, o líder da maioria da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, disse ontem que poderá derrubar o projeto se ele der o poder ao Congresso de rever todo o acordo.

A Casa Branca rejeita o projeto, alegando que o compromisso do Executivo é suficiente e que a intervenção do Congresso poderia abrir um precedente, reduzindo a autoridade do presidente na política externa. Além disso, a Casa Branca não quer que o Congresso tome qualquer atitude que possa atrapalhar as delicadas negociações de um acordo final em 30 de junho. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?