A Eurocopa vai estrear uma bola "inteligente", novidade que promete funcionar como assistente da arbitragem. A inovação foi batizada de Fussballliebe (amor pelo futebol, em português) e será usada a partir de sexta-feira, em Munique, na Alemanha, com o jogo entre a seleção anfitriã e a Escócia.
A bola foi desenvolvida pela Adidas e tem tecnologia chamada de Connected Ball. O sistema deve auxiliar na marcação mais rápida de impedimentos ao enviar dados em tempo real aos árbitros de vídeo, que estarão na cabine do VAR.
Além disso, a Fussballliebe será aliada de outras tecnologias no campo, como as câmeras que captam os movimentos dos jogadores. Isso pode ajudar a arbitragem a determinar pontos de contato entre o atleta e a bola, de modo a colaborar com a marcação de faltas ao apontar se houve toque de mão, por exemplo.
Na parte externa, o design da bola foi projetado com foco em representar "movimento e a energia do jogo", segundo comunicado da Uefa. O produto tem também ilustrações de cada um dos estádios da Eurocopa 2024 e o nome das cidades-sede.
Além de Munique, palco da abertura, outros nove locais recebem os jogos: Berlim, Colônia, Dortmund, Düsseldorf, Frankfurt, Gelsenkirchen, Hamburgo, Leipzig e Stuttgart. A competição será realizada de 14 de junho a 14 de julho.