O 3º Encontro de Práticas Exitosas da Secretaria da Saúde de Guarulhos, com o tema “Mãos que tecem e se entrelaçam promovendo o caminhar no SUS”, aconteceu na última sexta-feira (10) no Salão de Artes do Adamastor. O evento promoveu um encontro sobre as experiências desafiadoras e exitosas praticadas nos serviços de saúde de Guarulhos
A iniciativa contou com a participação de estudantes, educadores, pesquisadores e profissionais da área em busca de criar um espaço de aprendizado e discussões sobre o tema, estimular a socialização e a troca de experiências a partir da vivência nos campos de prática com estágios de nível médio, técnico, graduação e residências (médica e multiprofissionais). Esteve em pauta também os programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil, entre outros, reforçando esse espaço como um instrumento de fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Neste ano foram expostos 155 trabalhos dos mais variados serviços de saúde do município, sendo que sete deles foram premiados como destaques, de acordo com critérios estabelecidos pela Comissão Científica de Avaliação da Escola SUS. São eles:
1 – Coração comunitário: relato da experiência em monitoramento de pacientes com infarto no PA Paraventi;
2 – Crime sexual: o agir médico e social no atendimento às vítimas;
3 – Interfaces entre atenção primária à saúde e educação: a escuta psicanalítica no ambiente escolar;
4 – Processo formativo em violência de gênero;
5 – Retorno ao lar após 16 anos sem contato;
6 – A telessaúde como estratégia no cuidado do trabalhador da Secretaria da Saúde de Guarulhos;
7 – Vozes ancestrais: tesouros culturais e vivências dos povos indígenas em Guarulhos.
Também foram homenageados os servidores da saúde que participam em alguma função nos programas de residências médicas e multiprofissionais em saúde de Guarulhos.