O evento será realizado pelo CEREST e Prefeitura com o apoio das entidades sindicais da cidade
No dia 29 de abril, o Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos irá participar de evento do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho – Prevenção de Doenças Ocupacionais e Acidentes do Trabalho.
O evento promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST e Prefeitura Municipal de Guarulhos irá acontecer das 8 às 12h na Faculdade Eniac (R. Força Pública, 89 – Centro de Guarulhos) e prevê as palestras Política Nacional da Saúde do Trabalhador com a Dra. Maria Maeno, médica Pesquisadora da Fundacentro (Linhas de estudo: políticas públicas em saúde do trabalhador, organização do trabalho e adoecimento) e A importância da Prevenção de Acidentes do Trabalho e o Papel do SUS com o Dr. José Carlos do Carmo, auditor-fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo, médico sanitarista e do trabalho graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
O evento tem o apoio do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ, Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, Centro de Vigilância Sanitária e Eniac.
A data
Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
De acordo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), no mundo são 270 milhões de vítimas de acidentes de trabalho. 160 milhões sofrem com doenças profissionais. Por dia, morrem 5 mil pessoas em acidentes de trabalho, são três vidas a cada minuto. No Brasil são quase 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho.