Um espetáculo teatral, um show musical e uma palestra estão na programação que homenageia a população negra da cidade. Todas as atividades têm entrada gratuita.
Nesta quarta-feira (20), André Montanhani e Cia. Brancaleone de Teatro apresentam “Em Cantos de Curiandamba” no Teatro Adamastor Centro a partir das 20 horas. O espetáculo musical performático é um mergulho na historicidade da cultura negra nas Américas.
O projeto Intervalo Cultural apresenta nesta quinta-feira (21) a Banda Reggando Acústico, na Biblioteca Monteiro Lobato. O show começa às 20 horas e apresenta o trabalho “Zumbi dos Sonoros”, com um repertório que mistura a música negra regional e folclórica com a música negra brasileira contemporânea.
Na sexta-feira (22), o auditório 8 do Adamastor Centro terá a palestra “Aspectos da Cultura Africana no Brasil” a partir das 20 horas. A palestrante convidada Profª. Dra. Dilma de Melo Silva, ECA/USP, apresenta elementos da cultura africana, suas relações sociais e humanas e seus reflexos no Brasil.
O evento aborda ainda o culto aos ancestrais dos povos Bantu e o culto aos Orixás dos povos Iorubá que deram origem, no Brasil, à Umbanda e ao Candomblé respectivamente. Em outras palavras, a palestra pretende expor como somos brasileiros porque somos africanos. Também haverá oficina de elaboração de máscaras com Jair Guilherme Filho, mestrando da USP.
Serviço:
– O Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.
– A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua João Gonçalves, 439, Centro.