Este sábado, dia 23 de julho, ficará marcado na história de Guarulhos. Primeiro devido à passagem da Tocha Olímpica Rio 2011, a partir das 9h06. O símbolo olímpicos percorrerá 10,4 km desde o Bom Clima, passando pelo Bosque Maia, Picanço, Centro, Vila Augusta e Itapegica. Ruas e avenidas serão interditadas desde às primeiras horas da manhã até o início da tarde.
Sem muitas alternativas, o motorista que precisar se deslocar pela região central enfrentará sérias dificuldades. Já é de se prever que haverá congestionamentos em muitas ruas e avenidas
No período da tarde, mais problemas. A rua Felício Marcondes, no Centro, será fechada também para a realização da convenção do DEM, em frente ao clube Guarulhão, entre as rua Oswaldo Cruz e praça Getúlio Vargas.
Na mesma rua, na esquina com a rua Sete de Setembro, a partir das 14h, entidades de defesa do patrimônio histórico realizarão um ato em frente ao Casarão José Maurício, abandonado pela Prefeitura. Tanto a Felício Marcondes como a Sete de Setembro podem ter o trânsito fechado.
Agentes de transportes e trânsito estarão nas ruas tentando auxiliar os motoristas. Mas eles não terão muito o que fazer já que não existem muitas alternativas. O melhor é evitar ir de carro para a região central durante todo o sábado.
O trajeto da Tocha vai do Paço Municipal, passando pelas principais avenidas da região central, onde haverá paradas para fotos na praça Getúlio Vargas e na Catedral Nossa Senhora da Conceição (igreja Matriz), com término na avenida Guarulhos, já na altura da entrada para a rodovia Presidente Dutra. A expectativa é que o evento termine por volta de 12h30 ou 13h.
A Tocha Olímpica deverá passar, entre outros lugares, pelas avenidas Bom Clima, Tiradentes, Paulo Faccini, Suplicy e Guarulhos e região central.