Passar no exame de um concurso público é a ambição de muitas pessoas. Afinal, a segurança e oportunidades de crescimento na área que o cargo público oferecem são bastante tentadoras. Dependendo da função, o tempo até a aprovação pode demorar entre seis meses até seis anos. Isso também de acordo com a disponibilidade para os estudos e determinação do candidato.
Por isso, a paciência deve ser outro grande aliado. Estar preparado para as longas horas de estudo vai valer o esforço depois da aprovação. E ainda, quando se trata de um concurso público, é preciso estar atento a alguns itens. Confira a seguir!
Edital
É quase um hábito geral dos candidatos deixar de ler o edital. Esse pode ser um erro fatal até para os mais acostumados. Nele estão contidas todas as informações sobre a vaga, local de prova, para qual região ou cidade é a função, exigências de cada cargo e demais detalhes. Apesar da leitura ser longa, vale a pena tirar um tempo para fazê-lo.
O edital é disponibilizado poucos dias antes da primeira prova, entre 45 e 60 dias, assim o ideal é você se basear no edital anterior. Geralmente são poucas as mudanças descritas no novo, o que garante que você já tenha uma leitura adiantada. Outro fator a que você deve ficar atento é a banca examinadora.
Conhecer o perfil da banca que irá te examinar garante que você estude corretamente. Isso porque existe uma variedade de padrões que algumas bancas seguem – por exemplo, determinados autores, cobram o texto da lei ou procuram seguir as decisões dos tribunais.
Cronograma de estudos
Cada pessoa tem um jeito de estudar, duração e técnicas que podem funcionar melhor. Entretanto, alguns especialistas aconselham a tomar cuidado. Dividir as semanas por matérias pode não ser uma boa ideia. Ou seja, deixar português para a primeira semana e matemática para a próxima vai acabar desestimulando o seu processo de estudo. O ideal é você dividir por dias, assim não acaba esquecendo o assunto, e somente volta a retomar os temas. Uma das vantagens desse método também é que você não enjoa de estudar somente uma coisa e aproveita para variar suas leituras.
Fontes de estudo
É comum encontrar diversas apostilas e livros que garantem abranger todo o assunto das provas. Mas é bom verificar a qualidade desses materiais, se eles realmente estão atualizados e oferecem uma boa preparação. Nesse caso, os candidatos de exames como o concurso da Câmara dos Deputados, precisam ter um ótimo conhecimento de leis, por exemplo. Logo, como as leis vão mudando, é preciso manter em dia suas informações.
Na internet, fonte para muitos estudantes, também vale a regra. A qualidade de fontes pode variar – portanto, nesse caso o ideal é questionar um professor para ter certeza que suas anotações estão corretas.
Teste seus conhecimentos
Nada melhor do que se auto-avaliar e ver como andam os estudos. Procure fazer provas anteriores do concurso, isso vai permitir que tenha certeza de que está no caminho certo. Além disso, você acaba conhecendo quais assuntos nunca deixam de ser avaliados; e também é uma chance para notar onde está tendo dificuldades.
Se encontrou novas informações através das provas, não deixe de adicioná-las em seus resumos de matérias. Escrever à mão as informações também faz com que sua memória trabalhe e que através das suas próprias palavras você compreenda o estudo.
Confiança
Um dos principais segredos dos aprovados é se sentir seguro e confiante. Não adianta se sentir superior aos demais candidatos ou pensar que não vai passar, vá com os pés no chão. Todo o esforço dedicado aos estudos deve valer a pena, por isso, no dia da prova, resolva com calma todas as questões. Além disso, aprender nunca faz mal, só vai te levar para mais próximo da aprovação.