Noticia-geral

Ex-diretor da Fundação Theatro Municipal é suspeito de corrupção

A Controladoria-Geral do Município (CGM) e o Ministério Público Estadual (MPE) cumprem na manhã desta quinta-feira, 17, mandados de busca e apreensão na casa do ex-diretor-geral da Fundação Theatro Municipal José Luiz Herencia e também na casa de familiares dele. Herencia é investigado por suspeita de desviar dinheiro de recursos públicos durante sua gestão na pasta. Os prejuízos, em uma análise preliminar, podem chegar a R$ 18 milhões.

Ele assumiu o cargo de diretor geral da Fundação Theatro Municipal, em 2013, e pediu exoneração em novembro deste ano alegando divergências com administração. Quando deixou a gestão, Herencia levou embora a CPU do computador que usava. O objeto foi recuperado pelos investigadores.

Investigações da Controladoria-Geral levantaram indícios de superfaturamento nos contratos entre a fundação e fornecedores. Promotores do Grupo Especial de Combate a Delitos Econômicos (Gedec) identificaram depósitos de empresas e seus representantes em contas bancárias de pessoas ligadas a Herencia.

O ex-diretor foi encontrado na casa da mãe dele, em Santa Cecília, na região central da capital paulista. Na residência, havia duas armas. Herencia foi levado até a Delegacia de Lavagem de Dinheiro, na região da Consolação, também no centro, para prestar esclarecimentos. Além da CPU e das duas pistolas automáticas, de calibres 635 e 938, foram apreendidos seis sacos de documentos.

Posso ajudar?