Política

Ex-diretor descarta sabotagem e atribui perda de arquivos a erros operacionais

Gino Fanucchi defendeu erro humano na perda do banco de dados com informações da Diretoria de Plenário da Câmara

Diante das diversas especulações em torno da perda do banco de dados com informações da Diretoria de Plenário da Câmara, no período de maio a dezembro de 2010, o ex-diretor de tecnologia da informação, Gino Fanucchi, defendeu, em sua versão para o caso, erro humano, em decorrência da falta de conhecimento do setor. Fannuchi minimizou o problema e afirmou que o caso não merecia o vulto que tomou, uma vez que os dados são "plenamente recuperáveis". Para ele houve também negligência da atual gestão.

"A tecnologia da informação é algo muito complexo, não se pode mudar uma diretoria sem executar um processo de transição. Diversas vezes procuramos o atual presidente com o objetivo de colaborar neste processo, mas a resposta que tivemos foi a de que não era necessário", explicou o ex-diretor, afirmando que a disposição nunca esteve condicionada a possibilidade de permanência no cargo ou a obtenção de qualquer outro tipo de vantagem.

A versão, entretanto, é contestada pelo diretor de Assuntos Institucionais, Sérgio Luiz Deboni. De acordo com ele, a presidência atual tinha interesse na transição, mas enfrentou resistência da gestão anterior. O disse-me-disse, além de não levar as investigações a lugar algum, abre espaço para mais especulações e expõe a fragilidade da Câmara em administrar, não apenas o sistema, mas também os funcionários.

"Não podemos apontar culpados até ver o resultado de uma perícia. No entanto, falar em sabotagem por parte de funcionários é leviano", afirmou Fannuchi, se referindo as declarações da atual diretoria, durante coletiva de imprensa na última sexta-feira. Ele acredita que uma falha humana, no manuseio do sistema, possa ter colaborado para a perda das informações. "Não posso ser responsabilizado por isso, porque trabalhei muito para que esse sistema funcionasse em plenitude. O meu termômetro são os funcionários", acrescentou o ex-diretor.

Fannuchi diz que está à disposição para prestar esclarecimentos e colaborar para a solução do problema. "De qualquer forma, acredito que esse caso não merecia tanto alarde. Trata-se de um problema que tem solução e toda minha equipe está à disposição para ajudar, inclusive, na recuperação dos dados, como já fizemos", finalizou.

Posso ajudar?