Diante das diversas especulações em torno da perda do banco de dados com informações da Diretoria de Plenário da Câmara, no período de maio a dezembro de 2010, o ex-diretor de tecnologia da informação, Gino Fanucchi, defendeu, em sua versão para o caso, erro humano, em decorrência da falta de conhecimento do setor. Fannuchi minimizou o problema e afirmou que o caso não merecia o vulto que tomou, uma vez que os dados são "plenamente recuperáveis". Para ele houve também negligência da atual gestão.
"A tecnologia da informação é algo muito complexo, não se pode mudar uma diretoria sem executar um processo de transição. Diversas vezes procuramos o atual presidente com o objetivo de colaborar neste processo, mas a resposta que tivemos foi a de que não era necessário", explicou o ex-diretor, afirmando que a disposição nunca esteve condicionada a possibilidade de permanência no cargo ou a obtenção de qualquer outro tipo de vantagem.
A versão, entretanto, é contestada pelo diretor de Assuntos Institucionais, Sérgio Luiz Deboni. De acordo com ele, a presidência atual tinha interesse na transição, mas enfrentou resistência da gestão anterior. O disse-me-disse, além de não levar as investigações a lugar algum, abre espaço para mais especulações e expõe a fragilidade da Câmara em administrar, não apenas o sistema, mas também os funcionários.
"Não podemos apontar culpados até ver o resultado de uma perícia. No entanto, falar em sabotagem por parte de funcionários é leviano", afirmou Fannuchi, se referindo as declarações da atual diretoria, durante coletiva de imprensa na última sexta-feira. Ele acredita que uma falha humana, no manuseio do sistema, possa ter colaborado para a perda das informações. "Não posso ser responsabilizado por isso, porque trabalhei muito para que esse sistema funcionasse em plenitude. O meu termômetro são os funcionários", acrescentou o ex-diretor.
Fannuchi diz que está à disposição para prestar esclarecimentos e colaborar para a solução do problema. "De qualquer forma, acredito que esse caso não merecia tanto alarde. Trata-se de um problema que tem solução e toda minha equipe está à disposição para ajudar, inclusive, na recuperação dos dados, como já fizemos", finalizou.