Cidades

Ex-líder nacional em bombas, GBR vai a leilão

Demissão em massa e dívidas trabalhistas determinaram decisão judicial

A GBR, empresa que já foi líder nacional na fabricação de bombas de gasolina para postos combustível, irá a leilão após o juíz da 8 ª Vara do Trabalho de Guarulhos determinar a venda de seu imóvel para a quitação de dívidas trabalhistas. Cerca de 200 funcionários que trabalhavam na GBR – mais conhecida como Gilbarco do Brasil, perderam seus postos de trabalho. Apenas dez pessoas ainda continuam na empresa.

A fábrica da GBR está localizada no Km 214 da Rodovia Presidente Dutra, sentido Capital, e o que antes era umas das mais movimentadas empresas da cidade, agora limita-se a um vigia e três cachorros. A data do leilão – que será feito pela internet – é no próximo dia 13, e a área foi avaliada em R$ 27.404.338,17 milhões. O site onde será realizado o leilão registrava, na tarde de sexta-feira, dia 2, apenas no anúncio da empresa, mais de700 acessos.

Na tarde de sexta-feira, também, a reportagem do HOJE conseguiu falar com uma pessoa ligada aos funcionários demitidos que pediu para não ter seu nome revelado. Segundo ele, a empresa não deu satisfação alguma antes da demissão em massa. "Falaram apenas para que os funcionários procurassem os direitos na Justiça", contou. A reportagem levantou também que 100, dos 200 funcionários demitidos entraram com uma ação coletiva, e outros estão sendo defendidos pelo departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos.

A crise atingiu a empresa após a matriz no exterior ter sido vendida para o maior concorrente no Brasil. Havia disputa judicial do próprio nome Gilbarco. O prédio industrial, com escritório, fábrica, galpão e portaria, tem área de 35.601,09m², e o lance inicial deverá ser entre 15% a 30% do valor em que a área foi avaliada.

Posso ajudar?