A polícia das Maldivas prendeu nesta segunda-feira o ex-presidente do país, Mohamed Nasheed, acusado de violar leis antiterrorismo ao ordenar a prisão do juiz criminal Abdulla Mohamed, em 2012.
As acusações contra Nasheed incluem o uso de força militar para prender o juiz quando não tinha autoridade para isso. Ele também é acusado de prender Mohamed por semanas sem julgamento e ignorar uma ordem da Suprema Corte para libertá-lo.
O governo das Maldivas afirma que a lei antiterrorismo cobre não apenas ataques, mas uma ampla variedade de ações contra o Estado.
Nasheed, primeiro presidente eleito democraticamente no país, renunciou ao cargo em 2012 após semanas de protestos da população contra sua ordem de prisão do juiz Mohamed, que foi detido após autorizar a libertação de um político da oposição.
A prisão de Nasheed ocorre semanas depois que um aliado importante do atual governo se alinhou ao Partido Democrático das Maldivas, de Nasheed. O partido acusa o governo de violar a constituição. Fonte: Associated Press.