O exército da Síria declarou nesta quarta-feira um cessar-fogo unilateral de três em todo o país para observar o início do feriado de Eid al-Fitr, que marca o fim do mês do Ramadã.
A trégua deve durar até a meia noite de sexta-feira, de acordo com a TV estatal síria.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, celebrou a notícia, afirmando que discussões ocorrem com a Rússia e outros envolvidos no conflitos para tentar expandir a trégua.
“Nós apreciamos a decisão do Exército da Síria de uma trégua em 72 horas em honra ao Eid”, afirmou Kerry, que está em visita à Tbilisi, Georgia. “Estamos trabalhando para fazer isso ter uma duração maior”.
Apesar do anúncio, houve relatos esporádicos de violência nesta quarta-feira. Um grupo rebelde afirmou que forças do governo avançaram sobre um bairro controlado por rebeldes em Damasco. Outro grupo, o Novo Exército Sírio, que foca em combater o Estado Islâmico, afirmou que o grupo extremista não está observando a trégua.
“Com o Daesh (acrônimo árabe do EI), não existe algo como cessar-fogo”, disse Mozahem Al-Saloum, porta-voz do grupo. Fonte: Associated Press.