O exército do Afeganistão está lutando contra os militantes do Taleban na província de Helmand, ao sul do país, e está necessitando desesperadamente de reforços, disse o general Abdul Rahman Sarjang, chefe da polícia provincial, acrescentando que as tropas têm enfrentado também sérios desafios na capital de Helmand, Lashkar Gah.
“Nossas forças estão exaustas e precisamos de reforços”, disse Sarjang. “Nós precisamos de novos soldados e da policiais porque nossos homens têm lutado diariamente nos últimos dois meses”, acrescentou.
A polícia afegã luta nas linhas de frente em todo o Afeganistão, muitas vezes sem os equipamentos de segurança do exército, o que significa alto índice de mortes.
Sarjang disse que estava em contato com as autoridades centrais em Cabul e que estava confiante que novo reforço seria implantado em breve.
A falta de coordenação entre o Exército e a polícia também prejudicou o progresso na luta, disse ele à Associated Press.
O Taleban tem feito ataques em sete distritos – Sangin, Gereshk, Khanashin, Musa Qala, Nawzad, Washer e Marjah – e pelo menos três distritos estão sob ameaça.
Helmand é uma região estratégica para o Taleban, uma vez que faz fronteira com o Paquistão. Além disso, na região cresce grandes quantidades de ópio, que é utilizado para produzir a maior parte da heroína do mundo. A colheita é de até US $ 3 bilhões por ano, e ajuda a financiar o terrorismo. Fonte: Dow Jones Newswires.