A expansão da malha ferroviária na região metropolitana de São Paulo, operada pela CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e pela ViaMobilidade, é uma das prioridades apresentadas na campanha do então candidato a governador Tarcísio de Freitas. Agora, os projetos podem ganhar corpo, já que o novo mandatário do Palácio dos Bandeirantes defende a ampliação do transporte sobre trilhos.
Entre os planos de expansão em pelo menos seis linhas, dois projetos beneficiam Guarulhos diretamente. Uma já é a conhecida ampliação da Linha 13-Jade, para chegar ao Jardim São João e Bonsucesso, além da estação Aeroporto. O segundo é mais ousado. Ligaria Bonsucesso até Santo André, no ABC Paulista.
Em 2022, a CPTM contratou o anteprojeto de engenheira para extensão da linha 13 até Bonsucesso. Há a expectativa de que o estudo termine em 2023, mas ainda restam outras etapas para o início das obras, como a elaboração do projeto básico.
Já a ligação entre Guarulhos e Santo André, mais ousada, está numa etapa bastante embrionária. Em setembro de 2022, um mapa revelou mudanças no traçado do novo projeto da CPTM.
Segundo uma apresentação, a nova linha da CPTM está na fase de elaboração do termo de referência para a contratação do estudo funcional. Trata-se de uma fase inicial do processo de elaboração de um projeto de uma obra. Neste momento acontece a validação de uma ideia e a confirmação de uma solução para a atender à uma determinada necessidade nas diversas áreas da construção. O próximo passo seria a contratação do anteprojeto de engenharia, mas não há prazos para a licitação.
A ideia seria que a linha partisse de Bonsucesso, passando pelo Pimentas, indo para o ABC atravessando alguns bairros da zona leste de SP, como São Miguel Paulista, Itaquera, Sapopemba, passando pelo Centro de Santo André e terminando no Jardim Irene, também naquela cidade.