A expansão da Linha 13-Jade da CPTM até Bonsucesso deve beneficiar diretamente mais de 200 mil moradores de Guarulhos, facilitando o acesso ao Aeroporto Internacional e ao centro da capital, segundo informações do Governo de São Paulo divulgadas nesta quinta-feira (27). A ampliação faz parte da concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que prevê R$ 14,3 bilhões em investimentos ao longo de 25 anos. O leilão do Lote Alto Tietê está marcado para esta sexta-feira (28).
Se inscreva no Canal do WhatsApp do GWeb e receba as principais notícias do dia de um jeito rápido e fácil!
A extensão da Linha 13-Jade, a partir da Estação Aeroporto, prevê novas paradas no Jardim dos Eucaliptos (próximo ao Malvinas), Jardim São João, Presidente Dutra e Bonsucesso, próximo ao atual Trevo, na confluência com a Dutra, facilitando a conexão à região do Pimentas.
A concessão deve gerar mais de 15 mil empregos diretos e indiretos em diferentes setores, como construção civil, manutenção e operação ferroviária. Durante as obras, haverá contratações para ampliação da infraestrutura, reforma de estações e modernização dos sistemas. Já na fase de operação, novas vagas serão abertas para gestão e manutenção dos serviços.
O projeto prevê a construção de oito novas estações, a reforma de outras 24 e a reconstrução total de quatro. A Linha 11-Coral será estendida até a Estação César de Souza, enquanto a Linha 12-Safira chegará a Suzano. A Linha 13-Jade, além de Bonsucesso, também terá expansão até Gabriela Mistral.
A expectativa é que, com as mudanças, as três linhas passem a transportar juntas cerca de 1,3 milhão de passageiros por dia até 2040, melhorando a mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo.