Uma explosão no Hotel Saratoga, no centro de Havana, em Cuba, deixou 8 mortos e 30 feridos nesta sexta-feira, 6, informou o governo cubano. O hotel foi parcialmente destruído, e os feridos transferidos para hospitais próximos.
Segundo o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, que está no local, as investigações iniciais indicam que houve vazamento de gás. Um repórter do canal <i>Habana</i> disse que uma empresa de gás fazia serviços de manutenção no hotel antes da explosão.
Segundo o jornalista Patrick Oppmann, correspondente da <i>CNN</i> em Havana, testemunhas oculares reportaram que houve uma “grande explosão” no local. Vídeos divulgados em redes sociais mostram a fachada do Hotel Saratoga destruída e tomada por fumaça. Ônibus e carros foram vistos destruídos no lado de fora do hotel.
Ainda de acordo com Oppmann, o hotel – que é um dos mais populares da cidade – estava praticamente vazio por causa da pandemia.
O Hotel Saratoga, gerido pelo Hotel Saratoga SA Mixed Company, foi inaugurado como um hotel butique no século 19. Ele tem 96 quartos, bares e restaurantes e é considerado um dos mais luxuosos de Havana. A piscina do local tem uma vista panorâmica, o que levanta questões sobre a estabilidade do que resta do edifício.
O edifício foi construído em um estilo neoclássico em 1880 no centro histórico de Havana. Em 1935, era considerado um dos principais hotéis da cidade.