As exportações da Alemanha subiram em novembro de 2021, mas em ritmo significativamente menor do que as importações. Dados publicados nesta sexta-feira pela Destatis, como é conhecida a agência de estatísticas alemã, mostram que as exportações tiveram alta mensal de 1,7% em novembro, ao passo que as importações cresceram 3,3% no mesmo período.
Já o superávit comercial da Alemanha somou 10,9 bilhões de euros em novembro, considerando-se tanto ajustes sazonais quanto de calendário. O número ficou acima do saldo positivo de 9 bilhões de euros esperado por analistas consultados pelo <i>The Wall Street Journal</i>.
<b>Produção industrial</b>
A produção industrial da Alemanha recuou 0,2% em novembro ante outubro de 2021, segundo dados com ajustes sazonais publicados hoje pela Destatis. O resultado frustrou a expectativa de analistas consultados pelo <i>The Wall Street Journal</i>, que previam alta de 0,5% no período. Apenas a produção manufatureira aumentou 0,2% na comparação mensal de novembro, mas o setor de construção teve contração de 0,8%.
No confronto anual, a produção geral da indústria alemã sofreu redução de 2,4% em novembro, no cálculo sem ajustes. Já em relação a fevereiro de 2020, mês anterior às primeiras restrições impostas na Alemanha em função da pandemia de covid-19, a produção industrial da maior economia da Europa foi 7% menor em novembro, informou a Destatis.