Roteiros

Exposição de artista plástico uruguaio vai até domingo no Adamastor

Mostra temática sobre direitos humanos tem apoio da ONU

Artista plástico uruguaio apresenta projeto multimídia "Direitos Humanos & Arte" até domingo, no Centro Municipal de Educação Adamastor, na avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo. A exposição de Máximo Dias, 52 anos, é gratuita e tem o apoio institucional da Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de levar o expectador a refletir sobre os problemas ainda vividos pela sociedade moderna.

As pinturas retratadas em 14 folhas e em duas telas demonstram os direitos do homem que não são respeitados, como pode ser verificado pelas imagens  que remetem à escravidão, tortura, execuções sumárias, pedofilia, violência contra a mulher, penitenciárias superlotadas, liberdade de expressão, fome, exploração sexual e sequestros.

Além dos retratos, a exposição multimídia é composta por poesia e palestra. De acordo com Dias, a imagem é a ferramenta principal para transmitir as emoções provocadas pelo desrespeito aos Direitos Humanos, mas a poesia e a palestra acrescentam os conceitos destes direitos.

Para o artista uruguaio a mensagem mais marcante da exposição é a pintura feita para homenagear o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, funcionário da ONU por 34 anos,que morreu em Bagdá, vítima de atentado atribuído à Al Qaeda, contra a sede local da ONU. "Tentei demonstrar os fundamentos que Mello utilizava para estruturar os Direitos Humanos na sociedade". Mas as imagens sobre tortura e pedofilia são as que causam mais impacto no público visitante, segundo afirma Dias.

Os interessados em acompanhar o trabalho do artista plástico podem acessar o blogdireitoshumanos.blogspot.com.br.

Posso ajudar?