O Arquivo Histórico Municipal Araci Borges abriu a exposição “Patrimônio Histórico de Guarulhos – Bens Tombados”, disponível para visitação dentro do Adamastor.
Dentre os bens fotografados estão a fábrica, desapropriada em 2001, Casimiras Adamastor, o antigo Paço Municipal, hoje sede do Procon, a Casa José Maurício, as escolas Conselheiro Crispiniano e Capistrano de Abreu, o Cemitério São João Batista e o Bosque Maia, todos na região do Centro, a Capelinha da Estrada Guarulhos-Nazaré, a Igreja Bom Jesus da Cabeça, no Cabuçu, a Capela Bom Jesus do Macedo, o Complexo do Sanatório Padre Bento e a Casa da Candinha, localizada no bairro de Santos Dumont. Além dos citados, há muitos exemplos outros na exposição.
No dia 17 de agosto, é comemorado o dia do Patrimônio Histórico no Brasil. A Lei nº 378, de 1937, criada no governo de Getúlio Vargas, sancionou a criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o objetivo de proteger e preservar os bens culturais do país.
A exposição está aberta ao público até o dia 31.08.2022, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Arquivo Histórico fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.