Entre os dias 5 de julho e 30 de agosto, a Prefeitura de Guarulhos apresenta a exposição “O Fazedor de Imagens”, com acervo e história do poeta folclorista e cantador Bosco Maciel, na Casa Amarela. Iniciativa da Secretaria de Cultura, a exposição integra um conjunto de ações para ocupação e revitalização da Casa, reconhecido patrimônio histórico e cultural da cidade. O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
“O Fazedor de Imagens” mostra uma série de instalações e objetos reunidos pelo artista ao longo de mais de 30 anos de intensa atividade desenvolvida em Guarulhos. A curadoria é do diretor de Atividades Culturais da Secretaria de Cultura, Tiago Ortaet.
Em meio a todo esse material é possível encontrar figurinos de teatro, livros sobre cultura popular, folhetos de cordel, estandartes de vinis e CDs, baús e peças de antiguidade, quadros, personagens folclóricos e andores de romaria, entre outros.
Grande pesquisador do folclore e da cultura popular, Bosco Maciel enfatiza que a exposição dos artigos também ajuda a resgatar parte da memória da cidade: “Ao longo dos últimos anos Guarulhos foi agregando famílias de migrantes nordestinos que saíram de seus estados para trabalhar aqui. Essas peças e materiais contam algo dessa história, que se confunde com a da própria cidade”, resume Bosco.
Serviço
Exposição “O Fazedor de Imagens” – acervo pessoal de Bosco Maciel
Data: de 5 de julho a 30 de agosto. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Local: Casa Amarela – Praça IV Centenário, s/n°, Jardim Santa Francisca
Entrada gratuita
Classificação livre