Acontece

Exposição promove valorização das tradições culturais afro-brasileiras em Guarulhos

Entre os dias 25 de fevereiro e 21 de abril o fotógrafo Gustavo Silva apresenta o resultado de suas vivências afro-fotográficas na exposição itinerante Quem tem Medo do Escuro? Tradições Culturais Negras para Além do Racismo Cotidiano. A abertura da exposição acontece neste sábado (25), a partir das 10h, no Cursinho Comunitário Pimentas. A exposição é gratuita, tem classificação livre e conta com a presença de uma educadora para mediar a visitação.

Desenvolvida no âmbito do projeto Vivências Afro-Fotográficas em Guarulhos e contemplada por edital do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), a exposição objetiva promover maior visibilidade e valorização das tradições culturais afro-brasileiras vivas no município de modo a contribuir com o combate ao racismo e com as ações de promoção da igualdade racial.

Depois da abertura no Cursinho Comunitário Pimentas, onde a exposição fica em exibição até o dia 3 de março, ela percorrerá outros sete espaços culturais, educativos e de circulação no município: CEU Pimentas (de 4 a 10 de março), Ateliê do Coletivo 308 (de 11 a 17 de março), Terminal Metropolitano Cecap (de 18 a 24 de março), Centro Municipal de Educação Adamastor (de 25 a 31 de março), Museu Comunitário do Jardim Vermelhão (de 1ª a 7 de abril), Terminal Pimentas (de 8 a 14 de abril) e Bosque Maia (de 15 a 21 de abril – a confirmar).

Manifestações artísticas, culturais e religiosas negras

Você já parou para refletir por que será que muitas pessoas sentem medo quando ouvem falar sobre manifestações culturais e/ou religiosas de matriz africana, ou mesmo quando ouvem o som de algum atabaque?

É por meio dessa reflexão que o fotógrafo Gustavo Silva e a museóloga Suzy Santos, curadora da exposição, instigam o público a conhecer de perto algumas manifestações artísticas, culturais e religiosas negras do município. A proposta curatorial provoca e ao mesmo tempo questiona o distanciamento, o medo e/ou a suspeita gerados pelo racismo, que ainda hoje estrutura as relações sociais e culturais da sociedade.

A exposição apresenta registros fotográficos realizados junto a grupos, coletivos e/ou organizações que atuam em prol da preservação de manifestações artísticas, culturais e religiosas de matriz africana ou afro-diaspóricas em Guarulhos.

Para saber mais sobre a exposição acesse o perfil do projeto no Facebook (https://www.facebook.com/legadophotos) e no Instagram @legadophotos (https://www.instagram.com/legadophotos/). Agendamentos para outros horários também podem ser realizados pelo Direct no Instagram.

Locais e horários para visitação

Cursinho Comunitário Pimentas

Rua do Poente, 148 – Conj. Marcos Freire

Dias e horários para visitação: 25/02, das 10h às 16h; 26/02, das 9h às 13h

CEU Pimentas – De 4 a 10 de março

Estrada do Caminho Velho, 351 – Pimentas.

Horário: das 8h às 21h

Visita com mediação: das 12 às 17h

Ateliê do Coletivo 308

Rua Paschoalina Migliorini, 121 – Ponte Grande.

Dias e horários para visitação com mediação: 11 e 12/03, das 10h às 17h;

Terminal Metropolitano Cecap

Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, 10 – Vila Sant Anna.

Dias e horários para visitação com mediação: 18 a 21 de março, das 10h às 17h; de 22 a 24 de março, das 12h às 19h.

Centro Municipal de Educação Adamastor

Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo.

Horário: das 8h às 21h

Visita com mediação: 25 e 26 de março, das 10h às 16h; 27 a 31 de março, das 12h às 17h (período noturno sob agendamento)

Museu Comunitário do Jardim Vermelhão

Rua Central, 45 – Jardim Vermelhão.

Dias e horários para visitação com mediação: 1º, 2 e 7 de abril, das 10h às 16h; 6 de abril, das 14h às 20h

Terminal Pimentas

Estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Pimentas.

Dias e horários para visitação com mediação: 8 e 9 de abril, das 10h às 16h; 10 e 11 de abril, das 8h às 13h; 12 a 14 de abril, das 12h às 19h.

Bosque Maia

Avenida Paulo Faccini, s/nº – Centro

Horário: das 11h às 17h

Posso ajudar?