Através do grafite o artista plástico e professor Gilmar Santos Cruz, de 32 anos, conhecido como Mazinho, descobriu um infinito de possibilidades. Foi também com a arte que ele sustentou sua família, conheceu o grande amor da sua vida e hoje está com uma exposição em parceria com seus alunos no Teatro Adamastor Centro. A mostra acontece até o dia 22 de julho e é gratuita.
Foi em 1998, quando a arte de grafitar ficou em evidência, que Mazinho e seus amigos se reuniram para montar o grupo “Pincel Atômico”, que realiza trabalhos profissionais. “Desde pequeno eu ficava vendo o pessoal grafitando e copiava os desenhos em um caderninho, isso foi me incentivando”, contou Mazinho.
Há 13 anos o artista plástico trabalha como professor no colégio Serrano Guardia, no Jardim Bela Vista. Para a exposição “Isto é Arte”, os alunos prepararam em sala de aula telas com a técnica Pontilhismo, os formatos e imagens são compostos por pontos. Cada quadro demorou aproximadamente 8 horas para ficar pronto e teve inspirações no expressionismo, abstrato, cotidiano e referencias pessoais.
Segundo o artista, o objetivo do projeto foi resgatar o trabalho manual perdido com a chegada da tecnologia. “Hoje está tudo muito digitalizado, este tipo de arte é totalmente feito a mão e exigi uma concentração e dedicação do aluno”, explicou.
Além dos desenhos produzidos pelos alunos, algumas obras foram produzidas por Mazinho, que se inspira nas obras de Salvado Dali e Escher. O artista explicou a nossa equipe que o apoio da família é fundamental para sua carreira. “Minha esposa também é artista e está sempre comigo, apesar de ser casado e ter filhos eu ainda arranjo tempo para voltas as origens e grafitar paredes com pessoal” lembrou.
Após a exposição os quadros devem seguir para o “Bar do Tadeu”, no Taboão, local onde as obras do artista são sempre recebidas.
Serviço
4 a 22/7 – Segundo a sexta-feira, das 8h às 22h30 / Sábado e domingo, das 8h às 20h
”Isto é Arte”
Entrada Gratuita
Teatro Adamastor
Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo