Duas extensões da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), planejadas para ampliar o alcance de linhas que atendem Guarulhos, estão sob análise e revisão. As informações são do repórter Renato Lobo, do blog Via Trolebus.
A Linha 14-Ônix – um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – partiria de Santo André, em conexão com a Linha 10-Turquesa, até a estação Guarulhos-Cecap, em conexão com a Linha 13-Jade. A extensão teria aproximadamente 30 km, e correria em parte do seu traçado pela avenida Jacu Pêssego, Rodovia Ayrton Senna, e Avenida Monteiro Lobato.
Já a extensão da Linha 13 após Tiquatira, em um trecho subterrâneo, cortaria os bairros do Tatuapé e da Mooca. A parada “Demétrio Ribeiro”, por exemplo, seria situada nas imediações da Avenida Abel Ferreira, próxima a Avenida Salim Farah Maluf. Já a ‘Sapucaia” é localizada no bairro da Mooca nas proximidades da Universidade São Judas.
E por fim a linha chegaria a futura estação Parque da Mooca, cruzando com a Linha 10-Turquesa. Havia também planos de levar o atendimento até Chácara Klabin.
Mas no final de março, o Metrô divulgou em seu site o Relatório Integrado de 2019, com um mapa da rede futura metroferroviária, e as duas extensões não constavam nas projeções, o que levantou dúvidas sobre o prosseguimento dos planos.
Revisão e análise
As duas extensões ainda estão no radar da companhia, mas segundo informações obtidas pelo Via Trolebus por meio da lei de acesso à informação, a Linha 14-Ônix está em avaliação pela equipe de planejamento da Secretaria de Transportes Metropolitanos. O eixo de transporte teve seu projeto funcional desenvolvido.
Em relação à extensão da Linha 13-Jade, sobre o eixo mencionado, está em processo de estruturação de termo de referência para contratação de projetos básico e executivo que contemplará a revisão do projeto funcional desenvolvido anteriormente.
Com informações: Via Trolebus