A Fórmula 1 anunciou oficialmente o retorno do campeonato a Portugal para as temporadas de 2027 e 2028 nesta terça-feira (16). O acordo, válido por dois anos, marca o regresso do Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, ao calendário oficial da categoria, após ter desempenhado um papel fundamental durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021.
A etapa portuguesa deve entrar no lugar do GP da Holanda, em Zandvoort, que se despede da competição ao fim de 2026. Conhecido por suas grandes variações de elevação e descidas acentuadas, o traçado de 4,6 km em Portimão é um dos mais técnicos e exigentes do mundo.
História e recordes em solo português

Portugal possui uma trajetória histórica na F1 que remonta a 1958, com passagens marcantes por circuitos como Monsanto e Estoril. Foi em solo português que grandes lendas deixaram sua marca:
- Ayrton Senna: conquistou em Estoril, em 1985, sua primeira vitória na carreira.
- Lewis Hamilton: é o único piloto do grid atual a vencer em Portimão (2020 e 2021) e foi lá que superou o recorde de 92 vitórias de Michael Schumacher.
O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, celebrou o retorno, destacando a energia contagiante dos fãs portugueses e a emoção que o circuito proporciona da primeira à última curva.
– Estou muito feliz em ver Portimão de volta ao calendário da Fórmula 1 e por o esporte continuar a inflamar a paixão de nossos incríveis fãs portugueses. O circuito proporciona emoção na pista da primeira à última curva, e sua energia contagia os fãs, fazendo-os vibrar – disse ao site da F1.


