O projeto Fab Social, desenvolvido pelo Departamento de Informática e Telecomunicações da Prefeitura de Guarulhos, apresenta suas atividades e equipamentos, no dia 3 de dezembro, no Bosque Maia. O Fab Social foi desenvolvido em 2011 e reconhecido com prêmios internacionais.
No domingo os visitantes podem conferir impressoras 3D, Robótica, Kits educacionais de baixo custo, makey makey – kit de invesão- e outros equipamentos e projeto já desenvolvidos.
Entenda o projeto
A idéia do Fab Social surgiu a partir do projeto Fab Lab, orientados pelo Center for Bits and Atoms do MIT – Massachusetts Institute of Technology, criado em 2001 o objetivo é “fazer quase tudo” através de ferramentas de fabricação digital e produzir com as próprias mãos. As oficinas que são orientadas em diversos países são interligadas e funcionam com trocas de informações e idéias. Este ano o Fab Social conquistou o 1º prêmio da AREDE Educa.
Para se tornar um Fab Lab é preciso que o laboratório de pesquisa e desenvolvimento tenha equipamentos específicos como cortadora de vinil, cortadora a laser, fresadora de precisão, fresadora de grande formato e Impressora 3D. Atualmente o Fab Social procura parceiros e investidores que possam ajudar na aquisição de alguns equipamentos para que o projeto possa se expandir para outras idades e outros públicos. Atualmente o Fab Social está ministrando oficinas, aulas de robótica, pesquisa e iniciação científica em espaços públicos de aprendizagem.
Serviço
Fab social no Parque
Bosque Maia – Tenda Verde
Avenida Paulo Faccini, S/N – Parque Renato Maia