Cidades

Fábio de Souza é eleito presidente da OAB Guarulhos com 1.079 votos

Com 37,99% dos votos, Fábio de Souza foi eleito presidente da subseção Guarulhos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Para exercer o mandato de 2010 a 2012, ele derrotou Vianei Principato (32,95%) e Eder Luiz (23,87%). O pleito aconteceu ontem no prédio G da Universidade Guarulhos e contou com a participação de 2.840 advogados.

Fábio está há nove anos na diretoria da subseção local e pela primeira vez se candidatou a presidência. Sem o apoio do mandatário Airton Trevisan, que preferiu Vianei, ele acredita que tornará a OAB mais independente. "Eu conheço a ordem por dentro e por fora e sei o que é preciso fazer. Essa foi a vitória de um grupo que espera a OAB forte daqui para frente."

Para o próximo ano, Fábio espera cumprir as promessas da chapa 2 "Com amor pela advocacia", que foram: convênio com o Fórum da 15º Região para que os advogados possam protocolar ações trabalhistas de fora de Guarulhos, sem precisar sair do município; ponto na cidade para Distribuição de Protocolos de Petições da Capital; e ônibus gratuito para advogados, sendo que nos finais de semana serviriam de transporte para as equipes de futebol e vôlei da subseção.

Vianei, Eder e Trevisan parabenizaram Fábio pela vitória. Entretanto, reclamaram que ele teve vantagem de contar com o apoio do PT e da Prefeitura.

"Trabalhamos de forma limpa. Se a classe entende que a OAB tem que ser comandada com interferência política, foi o decidido", cutuca Vianei. Eder, que perdeu a terceira eleição seguida, não deixou por menos. "Creio que houve interferência de pessoas que não são advogados fazendo boca de urna." Já Trevisan prometeu fazer uma transição tranqüila do cargo. "Estou a disposição dele."

Fábio comemorou a vitória com seus cabos eleitorais e subiu em cima de uma mesa para fazer um discurso emocionado. Após isso, não deixou de retrucar as acusações dos adversários. "Fizemos uma campanha limpa. Não fomos patrocinados por ninguém como disseram. Em momento algum houve interferência política. Foram ataques levianos que queriam tirar proveito."

Dos 4105 advogados inscritos em Guarulhos, 1265 não votaram por impedimentos legais ou ausência mesmo. Eles precisam justificar as faltas em até 30 dias, caso contrário, serão punidos com multa de 20% na próxima anuidade da OAB. Foram 1,09% de votos brancos e 4,08% de nulos.

Posso ajudar?