O programa Next Gen faz parte de uma série de iniciativas da PepsiCo que buscam acelerar uma jornada para aumentar a diversidade dentro e fora da empresa. No último ciclo do programa, a PepsiCo contratou 21% de pessoas negras e 57% de mulheres. Nesse ciclo, o Next Gen gostaria de contratar, idealmente, ao menos 80% de pessoas negras e 50% de mulheres, seguindo os objetivos e compromisso da companhia com a diversidade, equidade e inclusão. Para se inscrever é necessário ter graduação concluída em curso superior há no máximo dois anos, ou seja, entre dezembro de 2019 a dezembro de 2021. Os cursos tecnólogos também são aceitos.
“Queremos atrair talentos únicos, porque acreditamos que a diversidade nos torna melhores e mais fortes em nosso negócio. Temos convicção que com a presença de pessoas ousadas, criativas, apaixonadas por desafios e que tenham valores alinhados aos nossos, vamos crescer promovendo o desenvolvimento sustentável, o respeito às individualidades e a transformação social dentro e fora da companhia. E o nosso objetivo é que encontrem aqui um lugar seguro para serem quem são e exporem suas ideias, porque isso nos torna muito melhores. Eles e elas construirão carreira conosco e queremos fazer parte desse desenvolvimento.”, afirma Fábio Barbagli, Vice Presidente de Recursos Humanos PepsiCo.
Processo seletivo com dinâmicas interativas
Durante o processo seletivo, os(as) participantes farão um teste virtual para avaliação de competências. Na etapa seguinte, haverá uma dinâmica de escape room virtual em que serão avaliados(as) enquanto jogam e se divertem. Por fim, será solicitada a elaboração de uma proposta de negócio que integra o desafio estudantil global do programa de trainees da PepsiCo, o Dare To Do More (“Ouse fazer mais”, em português) – que será lançado esse ano no México, Chile, Argentina, Guatemala, República Dominicana e Europa. Nesta etapa final, os(as) candidatos(as) empregam suas competências empreendedoras para sugerir inovações para o segmento de atuação da companhia em uma proposta de negócio disruptiva e receberão todas as instruções necessárias para essa execução. Durante a criação do projeto, eles(as) ainda terão uma jornada de aprendizado com a PepsiCo, com eventos exclusivos com a liderança para falar de Storytelling, Estratégia, Transformação, Finanças e mais. As ideias serão apresentadas e avaliadas pelo comitê executivo da companhia, líderes diretos e RH. Ao final, haverá uma entrevista individual.
Todos(as) os(as) participantes aprovados(as) no Next Gen passarão por uma experiência imersiva na cultura e operação da PepsiCo, tendo contato com a rotina da empresa em diversas regiões do país onde a companhia possui fábricas e escritórios, durante 18 meses. Portanto, os(as) candidatos(as) precisam ter mobilidade nacional para poderem participar das rotações ao longo do programa. Ainda sobre desenvolvimento, os(as) trainees aprovados continuarão no Dare To Do More em 2022. Os melhores projetos eleitos no painel receberão mentorias e farão uma apresentação para o Comitê Executivo da PepsiCo Brasil, que definirá quem irá representar o Brasil em uma apresentação para a liderança global da companhia, além de prêmios físicos para os três primeiros lugares: um notebook, uma GoPro e um dispositivo Alexa (aplicam termos e condições).
#PepsiCoLife
A PepsiCo tem entre suas prioridades contribuir com a promoção da equidade de gênero e racial, além de fomentar a inclusão de pessoas LGBTI+, de diferentes gerações e PcD. Entre outras iniciativas, a companhia tem a meta de atingir 50% de mulheres e 30% de pessoas negras em posições de liderança até 2025. Hoje, no Brasil, a companhia conta com 47% de mulheres (sendo que o Comitê Executivo da companhia, C-Level, no país é composto por cerca de 60% de mulheres) e 19% de pessoas negras em posições de liderança. Também com esse objetivo, a companhia mantém um Programa de mentoria para Profissionais Negros e Negras, focado no desenvolvimento de carreira e na ampliação de horizontes para formar os(as) líderes do futuro. O programa conta com sessões para desenvolver competências, ampliar conhecimentos, explorar novas formas de atuação e ter suporte para as tomadas de decisões dentro das vivências na companhia.
Além disso, o incentivo à diversidade, equidade e inclusão acontece também da porta para fora, fomentando esses temas também na sociedade. A PepsiCo, por exemplo, integra o MOVER, Movimento pela Equidade Racial, formado por grandes empresas que visam gerar 10 mil novos postos de liderança para pessoas negras, além de oportunidade para 3 milhões de pessoas negras nos próximos anos. A empresa também anunciou recentemente o investimento de R$16,5 milhões nas comunidades brasileiras por meio de projetos de impacto social e ambiental pelos próximos 2 anos, beneficiado mais de dois milhões de pessoas, formando parceria com cerca de 20 organizações não-governamentais com foco em fomentar o empreendedorismo de pessoas negras e de mulheres; formação de jovens profissionais das periferias; acesso à água e combate à fome.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 70 bilhões em receita líquida global em 2020, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas, incluindo 23 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.
A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com Propósito, o que reflete nossa motivação de ganhar sustentavelmente no mercado e incorporar propósito em todos os aspectos do negócio. Para mais informações, visite www.pepsico.com.br.