O Facebook está trabalhando para expandir seu recurso de transmissão ao vivo paga, “pay-per-view”, para ligas esportivas menores e esportes locais, o que daria a essas competições mais oportunidades de gerar receita com “ingressos” virtuais ao mesmo tempo em que traz mais espectadores para o Facebook, ajudando a aumentar suas ofertas de vídeo.
A rede social já havia lançado essa opção de transmissão de eventos pagos em agosto de 2020, como uma maneira de ajudar artistas a gerar renda em meio aos bloqueios do COVID-19, e o próximo estágio será o Facebook construir uma programação de competições esportivas locais acessíveis por meio de ingressos digitais, a fim de criar um novo hábito de envolvimento esportivo ao vivo.
A ideia inicial da plataforma é que esses eventos proporcionem receita diretamente para as ligas esportivas e incentive ainda mais a promoção e ampliação desses eventos entre seus usuários, mas vale ressaltar que as transmissões também podem ser altamente lucrativas para anunciantes, ao fornecer oportunidades promocionais para públicos mais específicos.
Diante disso, faz muito sentido para o Facebook expandir suas ferramentas de eventos pagos dessa forma, e será interessante ver que tipo de catálogo esportivo pode se construir a partir dessa iniciativa.