A partir desta segunda-feira, 09, os motoristas que trafegarem pela avenida Emílio Ribas, na região do Jardim Tranquilidade, precisam ficar atentos com a modificação proposta pela Prefeitura, por meio da STT (Secretaria de Transportes e Trânsito). Isso porque a faixa exclusiva para tráfego de ônibus terá seu horário de prioridade para circulação dos veículos de transporte público.
De acordo com informações publicadas nesta sexta-feira, 06, no DOM (Diário Oficial do Município), os ônibus irão ter exclusividade na circulação das faixas nos seguintes horários: das 6h às 9h, considerado horário de pico pelo grande fluxo de pessoas e carros, e das 16h às 20h, outro período de bastante intensidade de movimentação popular.
Aliás, esta medida também é bastante utilizada em vias centrais dos principais bairros da Capital, como por exemplo a avenida Guilherme Cotching, localizada no bairro de Vila Maria, na zona norte. Naquela área e em outras da cidade de São Paulo são utilizados estes mecanismos em relação ao fluxo de veículos.
Segundo o secretário da STT, Giuliano Locanto, existe a necessidade de se garantir maior fluidez no trânsito local e a segurança viária daqueles que a utilizam para os mais diversos destinos. A medida adotada passa a ter validade a partir desta segunda-feira, 06. No entanto, a publicação não deixou claro de forma será realizada esta operação e como estará sinalizada na via estas mudanças.
Entretanto, fora dos horários especificados para o tráfego exclusivo dos veículos de transporte público municipal e intermunicipal, outros condutores poderão utilizar os corredores normalmente. Ou seja, a via estará liberada para veículos particulares, caminhões e outros que não façam parte da frota designada ao transporte público das 09h01 às 15h59 e das 20h01 às 05h59.