Início » Falando um pouco de computação em nuvem
Tecnologia da Informação

Falando um pouco de computação em nuvem

Originalmente chamada de Cloud Computing, é uma tendência para diversas aplicações nas empresas. Atualmente existem empresas que não possuem equipamentos servidores em sua estrutura interna, mantendo toda sua estrutura de servidores com arquivos, banco de dados, firewall, e tudo o mais em datacenter. Muitas vezes as políticas de armazenamento e backup dos datacenteres incluem cópia das informações em locais geograficamente distantes, garantindo a integridade e disponibilidade das informações, mesmo em caso de catástrofe na localidade principal. 
 
Este último item faz om que o Brasil seja bastante cotado para criação de datacenteres, visto que estamos numa localização onde não incide terremotos, tsunames e também somos um país "pacífico" no que diz respeito a guerras.
 
Culturalmente as empresas ainda preferem manter ao menos alguns serviços localmente na empresa, especialmente pelo motivo de ter a disponibilidade de Internet muito alta para se conectar a nuvem, ou seja, aos data centeres – e que pode estar fora dos planos da empresa investir em links de dados de alta disponibilidade (link dedicado), mesmo sendo muito mais acessível para empresas na atualidade.
 
Apesar de ainda haver muita deficiência nas conectividades no Brasil, isto tem melhorado, e as empresas estão cada vez mais aderindo a esta modalidade de alocação dos dados e recursos de T.I. (Tecnologia da Informação).  
 
Fique atento, pois esta é uma tendência e as empresas precisam se atualizar. Veja que muitos serviços do cotidiano já são utilizados em nuvem e facilita a utilização através de dispositivos móveis, como mencionado no artigo anterior.
 
 
Ricardo França é engenheiro, especializado em soluções em TI e Telecomunicações, e diretor da RFTecnologia
 
 

Comentar

Clique aqui para comentar